Peças para o próximo leilão

974 Itens encontrados

Página:

  • AUGUSTE PETIT  Óleo sobre tela, " Igreja Nossa Senhora da Glória e Pão de Açúcar" vistos da (hoje) Enseada da Gloria, assinado no c.i.d. e datado 1879. Medidas: 100 X  90 cm, (Grande  parte da enseada da Glória foi aterrada no final do séc XIX, onde hoje se encontra a Praça Paris, antes era a enseada da Glória e ao fundo, o Pão de Açucar) Auguste Petit (Chatillon-Sur-Seine, França 1844 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1927). Pintor, professor. Chega ao Brasil em 1864 trazendo o conhecimento artístico adquirido em seu país de origem como aluno do pintor de paisagens Eugène Nesle (1819 - 1871). Fixa-se no Rio de Janeiro, onde realiza paisagens, naturezas-mortas, cenas históricas e, principalmente, retratos, em que se destacam aqueles do casal imperial dom Pedro II (1825 - 1891) e dona Teresa Cristina (1822 - 1889), dos políticos Quintino Bocaiúva (1836 - 1912) e Nilo Peçanha (1867 - 1924), e do maestro Carlos Gomes (1836 - 1896). É premiado em diversas Exposições Gerais de Belas Artes, com destaque para a menção honrosa que recebe em 1882, e as medalhas de prata e de ouro que lhe são concedidas nos anos de 1884 e 1888, respectivamente. Entre 1890 e 1918, o pintor se apresenta regularmente em coletivas promovidas pela Escola Nacional de Belas Artes - Enba, deixando de participar de poucas dessas exposições. Como professor, Petit dá aulas de pintura. Entre os anos de 1880 e 1901 recebe os alunos em seu ateliê, que se localiza em diferentes endereços do Rio de Janeiro ao longo desse período. A obra de Auguste Petit, no Brasil, começa a se estabelecer nas duas últimas décadas do Império. Abrange os principais gêneros pictóricos do século XIX, como a paisagem, a natureza-morta, a pintura histórica e o retrato. Petit destaca-se como retratista, realizando pinturas de personalidades da época, como José Teles da Silva, 1880, d. Pedro II, ca.1882, e d. Teresa Cristina, ca.1882, que trazem características semelhantes: os retratados são mostrados levemente de perfil e de meio corpo (rosto, ombros e antebraços) sobre um fundo escuro, dentro de uma forma oval. O artista destaca o rosto e detalhes do traje, como a miniatura da "Ordem da Rosa" e do "Tosão de Ouro", nas lapelas esquerdas de José Teles da Silva e d. Pedro II, respectivamente, e o broche na gola do vestido de d. Teresa Cristina, e revela a importância social do retratado.
  • Raríssimo biombo japonês do século XVII de 6 folhas, com rica pintura de cidade com templos, casas, personagens e palácio, final do século XVII. Em ótimo estado de conservação. Medidas: 168 x 370 cm.
  • Rara escultura em vidro artístico de Murano, VENINI, representando pato, nas cores preto, branco, rosa, azul e gema, com farta inclusão de flocos de ouro, anos 50. Medidas:
  • BIANCO , Enrico - Óleo sobre placa, "Bumba meu boi", assinado no c.i.d. e datado de 1964. Medidas: 54 x 72,5 cm(placa) ou 89 x 107 cm(com moldura)
  • RODOLFO BERNARDELLI - Busto de D. Pedro II em bronze. Importante trabalho pela fineza dos detalhes e pela figura representada de um dos mais famosos escultores brasileiros do século XIX. Peça adquirida no Leilão Imperial promovido na cidade de São Paulo em 1981, lote 215 página 35 do catálogo(Acompanha catálogo) Incrito nas costas em letra cursiva Argentífera brazilera e assinado no ombro direito R. Bernardelli. Acompanha catálogo do leilão. Med.:  37 x 31 cm.
  • Par de brincos em ouro 18 kl "snake", cravejados com  diamantes. Peso: 13,2g. Alt.:2,8 cm.(este item não participa da exposição. A demonstração pode ser agendada com até 48 horas de antecedência e somente para clientes cadastrados na plataforma)
  • ARTE POPULAR - ADÃO DE LOURDES  (Mariana MG, 1945). Grupo escultórico em madeira com corujas pousadas sobre galhos, com sapo e onça na base , assinado Adão. Med.: 83 x 35 cm.
  • Cornucópia em vidro artístico de Murano, SEGUSO VETRI D´ARTE, Crawberry, corpo finamente gomado e torcido com rica inclusão de pó de ouro, cerca anos 50. Medidas: 12,5 cm de altura x 9,5 cm de comp.
  • Quadro à óleo sobre tela representando Nossa Senhora de Guadalupe, cerca 1800, com moldura da época, dourada à folha de ouro. Medidas: 40 x 30 cm(tela) ou 58 x 48 cm(c/ moldura).
  • Belo e antigo broche em ouro 18 kl, em formato de florão, cravejado com grande topázio oval, finamente cinzelado com grandes folhas laterais e fitas cravejadas com baguetes de rubi. Peso: 21,3 g. Medidas: 7,3 x 4,5 cm (falta pequena baguete de rubi na ponta do laço inferior)
  • Par de brincos estilo Art Nouveau em ouro 18 kl em formato de folha cravejado com diamante. Peso: 9,1 g. Medidas: 3,5 x 1,6 cm.
  • Par de belíssimos apliques estilo Império francês em madeira finamente entalhada e dourada á folha, encimada por grande laçarote com 2 braços em ferro com aplicação de folhagens em madeira, eletrificados com velas americanas, entremeados por folha de acanto central, volutas em ferro com ponta de rosetas de madeira dourada,  reserva central com 2 caixas retangulares com cortinas embutidas, encimada por folhagens simétricas vazadas sob espelho côncavo de moldura patinada e dourada, séc. XIX/XX. Medidas: 91 x 41  cm
  • Grande mesa de jantar para 10 ou 12 pessoas, em madeira nobre totalmente maciça, (tampo em vinhático com larga barra em jacarandá), barra da saia com almofadas quadrangulares, pernas torneadas e trempe torneada em "H", cerca 1900/40, com 12 cadeiras estilo império de encosto levemente arqueado e singelo entalhe central do florão, assento em palhinha e braços em formato de grandes volutas(todas com respectivas almofadas). Medidas: 300 x 100 x 78 cm de altura(mesa) (Acompanha extensão de encaixe nas extremidades) para 12 ou 14 pessoas. (este item não participa da exposição e econtra-se em imóvel particular na zona sul do Rio e a retirada é por conta do comprador. Demonstração somente com agendamento prévio de 24 / 48 h)
  • Belíssima talha de Nossa da Conceição, sobre globo com serpente e lua, em madeira finamente entalhada e policromada, com rico e fino desenho dos mantos, roupas e replendor sobre folha de ouro, bela representação da Virgem envolta em resplendor de corpo inteiro em grande reserva envolta por belo dossel ladeado por 4 grandes anjos e querubins. Portugal século XVIII. Medidas: 46,5 x 33 cm.
  • Vaso em vidro artístico de Murano, VENINI, modelo Fazzoletto, com inclusão de filigrana e laticínios nas cores, azul, amarelo, rosa e verde, cerca anos 50. Altura: 8 cm
  • Raro grupo escultórico em terracota chinesa com resquícios de policromia representando Guerreiro, montado sobre cavalo. Início da Dinastia Ming. Cerca 1500. Med.: 31 x 26 cm
  • ERCOLE BAROVIER - Luminária plafon em vidro artístico de Murano na cor rosa, "aventurine"  em formato de cogumelo, com fino gomado e farta inclusão de pó de ouro, anos 50, com etiqueta da época. Medidas: 35 cm de diâmetro x 27 cm de altura.
  • Cálice com patena em prata brasileira finamente repuxada e finamente cinzelada de reservas com símbolos eucarísticos, folhas de acanto, conchas, flores, rosetas e fundo pontilhado, taça com vermeil, contraste do prateiro J.R.T., século XIX. Peso: 692 g. Altura: 30 cm
  • Pulseira em ouro 18 kl com 2 pingentes em ouro(coração e globo), Peso total: 20,8 g. Comp: 20 cm.
  • XU BEIHONG - Rara gravura pincelada manualmente sobre papel de arroz, emoldurada em seda, assinada e selada em vermelho no c.i.d. , cerca 1950. Medidas: 129 x 63,5 cm(papel e seda) ou 152 x 86 cm(com moldura). Obra adquirida da Coleção Jorge Amado, no Leilão de Soraia Carls de Novembro de 2008 (lote 62).

974 Itens encontrados

Página: